É hora de se tornar um estrategista de gerenciamento de viagens

02/12/2021

Segurança, risco, sustentabilidade e controle de gastos são tópicos comuns no momento. Enquanto os gestores de viagens aprendem e avaliam esses e outros desafios, eles podem se fazer uma pergunta instintiva: como posso provar meu valor quando estamos viajando menos e os orçamentos são menores? É hora de se tornar uma estrategista de gerenciamento de viagens.

A tentação é voltar a fazer o que você sempre fez. No entanto, pode não ser a melhor abordagem para sua organização ou para você. Este é o momento perfeito para reavaliar não apenas seu programa de viagens, mas também sua função.

Nos próximos dias e anos, espera-se que os gerentes de viagens bem-sucedidos se tornem estratégicos em vez de táticos. Torne-se pensador em vez de praticante, o maestro da orquestra em vez de o segundo violino. 

Então, certifique-se de que você está em contato com a maneira como os colaboradores se sentem sobre voltar à estrada e seja capaz de articular para a organização o valor da viagem em si.

Líderes de pensamento não levantadores de peso

Mas como se tornar esse líder estratégico? 

Procure empresas de gerenciamento de viagens (travel management companies, TMCs, ou agências de viagens corporativas) e tecnologia para fazer o trabalho pesado de reservas, despesas, faturamento, compartilhamento de informações e outras tarefas fundamentais para que você possa se concentrar na função estratégica. 

Colabore com os provedores sobre maneiras de usar suas ferramentas e tecnologia para garantir que suas políticas e prioridades de viagem estejam alinhadas com as metas da sua organização. 

As soluções SAP Concur oferecem muitas opções incorporadas e estendidas para produzir os dados e relatórios necessários para acompanhar o progresso das metas e ajudar a demonstrar o valor das viagens para a alta gerência.

Pense na mudança como comparável ao que o RH passou. À medida que o RH passou de uma função administrativa para uma função de desenvolvimento e coaching de colaboradores, tornou-se um participante mais valorizado na diretoria. Os gerentes de viagens também podem ser.

Veja também: Como a tecnologia de gestão financeira reduz as despesas com viagens de colaboradores

Um assento à mesa com a alta direção

Como estrategista no gerenciamento de viagens, estude sua empresa e outras organizações para que você possa responder à pergunta que a alta gerência fará: qual é o valor de se reunir pessoalmente? 

Envolva-se com os colaboradores e saiba como eles se sentem sobre viajar novamente e quais são as preocupações que eles têm. Conheça o que os outros no setor estão fazendo sobre as viagens, porque isso é algo que os líderes seniores muitas vezes adoram ouvir. Pense nisso como uma função de relações públicas. Torne-se a voz do gerenciamento de viagens em sua organização. Faça perguntas como:

  • Qual é a combinação ideal entre contato pessoal e contato remoto?

  • Como garantimos que os recursos gastos em viagem estão causando o impacto certo?

  • Quais são os sinais de que não estamos viajando o suficiente, tais como confiança baixa, menor engajamento e menos colaboração?

Se você puder enquadrar essas perguntas da maneira certa, a gerência sênior poderá avaliar adequadamente se você está viajando muito ou pouco. Isso agrega valor visível à função do gerente de viagens.

Sem dúvida, as metas e políticas de viagem da sua organização estão mudando. Então, certifique-se de estar informando e participando da tomada de decisão. Esta é certamente uma oportunidade de crescimento desafiadora ou mesmo um desafio para alguns gerentes de viagens. Mas o sucesso da sua empresa e carreira pode depender disso.

Cúpula sobre o gerenciamento de viagens

Os especialistas em gerenciamento de viagens Mark Ziegler, da NetApp Inc.; Louise Kilgannon, da Festive Road; Philip Wooster, da CWT; e Scott Gillespie, da tClara LLC, discutem como as funções dos gerentes de viagens evoluirão junto com as viagens em suas organizações, em uma sessão da Cúpula do setor de viagens SAP Concur. Assista aqui!

Como a SAP Concur pode te ajudar

Para fazer o melhor gerenciamento de viagens possível, trazendo planejamento de todo o deslocamento, boa experiência para o colaborador, segurança, gestão de despesas e otimização de processos, conte com a SAP Concur.

Por meio de nossa solução inovadora SAP Concur Expense & Travel, atuamos em toda a gestão de despesas e viagens. Fornecendo todo o suporte necessário para alinhamento dos destinos, reservas, contatos com os funcionários em campo e gestão de reembolsos, a ferramenta garante redução de custos, segurança e automatização.

Além disso, auxilia no acompanhamento em tempo real e na emissão de relatórios completos, permitindo tomadas de decisões mais assertivas.

Para saber mais, entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!