Então, o que mais aconteceu durante a pandemia?

SAP Concur Team |

Desenvolvimentos significativos do mercado de gestão de viagens e de despesas que atrapalharam a todos enquanto estávamos ocupados.  

Arquive isso na categoria “não é culpa de ninguém”.  

Quando a pandemia começou, todos nós fomos pegos de surpresa. Depois, quando todos nós fomos mandados para casa um dia, e disseram para ficarmos lá indefinidamente, todas as empresas em todos os lugares tiveram que descobrir como trabalhar de um lugar que não era o escritório.  

Então, sim, trabalhamos duro por bastante tempo.  

Mas agora, à medida que começamos a olhar para cima novamente (e, na verdade, nos aventuramos de volta ao escritório), podemos dedicar um momento para olhar em volta os outros desenvolvimentos que ocorreram enquanto estávamos no sofá. É importante notar, no entanto, que, se tivesse sido um ano regular na história do mundo, esses “desenvolvimentos” teriam sido grandes manchetes em toda a categoria de viagens e despesas. Foram algo importante e ainda são.  

 

Como a IDC vê.  

Em um relatório da IDC de 2020, participações de mercado de software de gestão de viagens e despesas mundial (doc. n.º US47980421, julho de 2021), a IDC lista, entre volumes de outros dados significativos, oito desenvolvimentos de mudança do mercado que merecem nota. Vamos destacá-los aqui e incentivá-lo a mergulhar mais profundamente no impacto que poderiam ter em seus negócios específicos.  

1. As coisas estão incertas fora da pandemia. Pode não surpreender ninguém, mas as coisas estão instáveis. As regulamentações estão mudando, as tensões comerciais estão aumentando e tempestades estão se formando. Literalmente. Outra temporada recorde de furacões foi um contratempo para portos, infraestrutura e cadeias de suprimentos em todo o mundo. Em conjunto, é um campo financeiro minado para qualquer negócio e, de acordo com o relatório, uma solução financeira moderna é “essencial para enfrentar a tempestade de incertezas”.  

2. O argumento do carbono ficou mais alto. A paralisação global teve um ponto positivo: o mundo ficou mais limpo. Com menos viajantes na estrada, ferrovias e no céu, as emissões caíram. No futuro, as empresas terão que atender às expectativas dos colaboradores, acionistas e da comunidade em relação a viagens sustentáveis.  

3. Há mais a pagar do que viajar. Antes da Covid-19, a maioria das despesas dos colaboradores era relacionada a viagens. Durante a pandemia da Covid-19, isso mudou para despesas como equipamentos de escritório em casa e assinaturas de software. Para complicar ainda mais, os colaboradores em todos os níveis estão tendo que comprar esses suprimentos do próprio bolso (sem cartão corporativo). É uma onda de novos gastos e nem sempre está claro como pagar a conta.  

4. Você está no mudo. Nenhuma surpresa novamente, mas todos começamos a nos reunir virtualmente. A consequência para os departamentos financeiros será encontrar maneiras de avaliar se a viagem real realmente vale a pena ou se uma reunião específica pode ocorrer on-line. Naturalmente, mais atenção será dada às justificativas de viagem e aprovações antes da viagem.  

5. As APIs estão salvando o dia para sistemas CRM, HCM e ERP. Aqui estão mais algumas boas notícias. Como os dados podem ser compartilhados mais facilmente e de mais maneiras, os sistemas de reservas de viagens podem ser mais flexíveis e mais eficientes. Assim, você poderá fazer mais com menos.  

6. As companhias aéreas estão levando para o lado pessoal. A adoção da nova capacidade de distribuição (new distribution capability, NDC) possibilita que as companhias aéreas ofereçam vantagens diferentes, e tarifas potencialmente diferentes, para empresas específicas e/ou certas pessoas nessas empresas. Isso significa que suas ferramentas de reserva terão que subir de nível para se manterem atualizadas.  

7. Pagamentos digitais simplificam o controle de gastos. Os pagamentos baseados em papel estão desaparecendo, e suas substituições digitais oferecem visibilidade em tempo real e controle adicional sobre o que sai.  

8. Dados conectados aceleram a tomada de decisões. Quando sua equipe financeira precisa sair de um sistema e fazer login em outro para ver, usar ou mover dados, isso desperdiça tempo. Conectar esses sistemas internos e externos facilita a tomada de decisões quando o tempo é essencial.  

 

É muito para absorver, e há muito mais de onde isso veio. Para descobrir por onde começar, entre em contato com a SAP Concur, líder de participação de mercado em 2020 na gestão de viagens e despesas com mais de 50% da participação de mercado mundial, para ver como nossas soluções podem ajudá-lo a tirar proveito de um mercado em mudança, mudando a forma como você gerencia viagens e despesas.