O dever de diligência não se trata mais apenas da segurança do viajante

18/11/2021

A questão é que, manter as pessoas seguras, felizes e produtivas as torna realmente seguras, felizes e produtivas. Talvez isso não seja uma grande surpresa. Mas, depois de 2020 ter transformado todos os nossos cômodos extras em escritórios, estamos prontos para voltar para o mundo exterior com segurança para estarmos envolvidos em nosso trabalho, sermos mais eficientes com nosso tempo e nossas tarefas. E, mais do que nunca, tudo isso está sob a responsabilidade do dever de diligência

Então, quer seus colaboradores estejam trabalhando em casa, em um voo para Londres ou simplesmente desfrutando de um sentido renovado de responsabilidade corporativa (pense em diversidade, equidade, inclusão e sustentabilidade), o bem-estar emocional e físico deles está em destaque. E é seu trabalho cuidar disso. 

Ainda estamos falando sobre viagens, certo? 

Sim, mas não exclusivamente. Você tem a obrigação de manter o dever de diligência quando um colaborador está trabalhando nos lugares mais distantes do mundo, mas você também é responsável pela segurança e bem-estar quando ele está trabalhando em sua sala de jantar. 

E agora que aprendemos que o trabalho remoto não diminui a produtividade, as empresas estão trabalhando para encontrar maneiras de manter os colaboradores felizes, saudáveis e engajados, independentemente de onde a mesa deles esteja. 

De acordo com um artigo técnico recente sobre o dever de diligência da SAP Concur intitulado Mais do que uma questão de segurança, o dever de diligência como o segredo para a resiliência

“Mitigar as exposições de saúde e segurança para os colaboradores está rapidamente se tornando uma das mais importantes estratégias de resiliência e gestão de riscos para as empresas”.

Dever de diligência e a saúde dos colaboradores

A saúde e o bem-estar subiram para o topo da pauta e para a mesa da sala de reuniões, e não se trata apenas de a empresa ser saudável. Dessa vez, trata-se das pessoas que trabalham lá. O artigo continua discutindo como as organizações estão desenvolvendo uma “cultura de segurança” mais holística e, então, descreve a necessidade de: 

  1. Envolver todos os departamentos necessários. 

  2. Fortalecer os colaboradores com informações. 

  3. Colocar a segurança no centro das políticas de viagem. 

Portanto, sim, estamos falando sobre viagens também, porque elas estão voltando e as pessoas querem sair. 

De acordo com a pesquisa do IHG, por exemplo, 40% dos viajantes de negócios dizem que sentem falta de encontrar-se com os clientes pessoalmente. Outros 50% sentem falta dos relacionamentos significativos que podem construir por meio das viagens corporativas. E 45% dizem que viagens de negócios melhoram o humor e o nível de motivação. 

Consegue perceber como tudo está ligado? Trabalho remoto, trabalho móvel, locais de trabalho responsáveis, tudo está ligado ao dever de diligência, e cada um desses tópicos precisa apoiar a saúde emocional e física da sua força de trabalho. 

Leia também: Como o “Duty of Care” impacta a política de viagens corporativas

SAP Concur e o dever de diligência

Para reforçar esse apoio e cuidado com a segurança dos profissionais, as empresas estão recorrendo à tecnologia que mantém os viajantes e outros colaboradores seguros e informados. Isso garante que o retorno sobre o investimento (Return On Investiment, ROI) não seja medido somente em termos monetários, mas em termos de segurança, eficiência e sustentabilidade. 

O artigo técnico da SAP Concur inclui uma lista de itens essenciais ao considerar qualquer solução focada na segurança: 

  • Ferramentas de rastreamento e visibilidade; 

  • Canais de comunicação 24 horas; 

  • Uma resposta médica ou de segurança imediata quando ocorrem incidentes;

  • Uma maneira de prever e evitar preocupações de segurança específicas do local de destino antes da chegada dos viajantes; 

  • Ajustes rápidos na logística de viagem quando os planos ou itinerários mudam;

  • Suporte de extração quando necessário.

Seja como for, o dever de diligência está no centro das atenções. E quanto melhor seus colaboradores se sentem sobre para onde estão indo (ou para onde não estão indo) para trabalhar, melhor será para o seu negócio. 

Para descobrir como cuidar de seus colaboradores pode estimular a resiliência em sua organização, baixe o artigo técnico

E, para colocar o dever de diligência em prática no seu negócio com o auxílio de uma tecnologia eficiente e inteligente, conte com o SAP Concur Expense & Travel. A solução completa de gestão de viagens corporativas e despesas iniciadas pelos colaboradores tem tudo o que a sua empresa precisa para garantir o cuidado com a segurança e o bem-estar dos viajantes. Para saber mais, entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!