Qual o papel do controller na gestão da empresa?

31/05/2022
 
Como o próprio nome diz, o controller é um gerente de controladoria e uma peça fundamental no processo de tomada de decisões na empresa. Ele é o responsável por fazer levantamentos que ajudam a empresa a alavancar o grau de competitividade no mercado.
 
O controller, por meio de uma rigorosa análise de dados, permite que a gestão empresarial implemente medidas que tenham um planejamento sólido. O aumento do retorno financeiro é um dos maiores benefícios de se obter um controller no seu negócio, pois a instituição terá um compilado de informações que servirão de base para traçar novas metas.
 
No blog de hoje, conheça mais sobre o papel estratégico do controller na gestão da empresa. Acompanhe a leitura!

Qual o papel do controller na gestão da empresa?

Uma gestão administrativa eficiente precisa da atuação de um controller, de modo que ele seja quem mostra, a partir de dados, quais são os pontos fortes e os que precisam de melhorias dentro da empresa.
 
Criar estratégias baseadas em informações de relatórios traz maior assertividade para os gestores na hora de realizar previsões e tomar decisões. Garantir a execução dos projetos mais rentáveis para a empresa é um dos maiores desafios do gerente de controladoria.
 
Conheça mais sobre o papel do controller nos tópicos abaixo:

Analisar e ajudar a elaborar orçamentos

Em conjunto com a área financeira, o controller faz projeções sobre o futuro da instituição, mostrando quais os gastos que a empresa tem atualmente e como eles podem ser remanejados para se obter maior lucratividade.

Monitorar impostos e tributações

Os impostos e tributações das leis brasileiras também ficam a cargo do controller, que precisa monitorar e garantir que as devidas taxas estejam sendo pagas. Ele pode realizar esse trabalho junto da área jurídica da empresa.

Elaborar relatórios financeiros

Essa estratégia não é, somente, para fins de documentação. O controller é quem elabora relatórios financeiros detalhados para servir de base aos gestores na hora de tomar uma decisão.

Coordenar processos financeiros

Como reunir informações pertinentes sobre a saúde financeira da empresa é uma das prioridades do controller, ele é quem coordena a maioria dos processos que envolvem dinheiro. A execução orçamentária fica a cargo dos gestores, mas sempre se baseando em relatórios, análises e tendências observadas pelo controller.
 

Conheça o SAP Concur Expense!

O SAP Concur Expense pode ajudar a sua empresa a como contabilizar ajuda de custo. Consistindo em um sistema de gestão de despesas, o SAP Concur Expense é intuitivo e responsivo, valorizando diretamente a experiência dos colaboradores e se adaptando a qualquer dispositivo.
 
Com recursos inovadores, o SAP Concur Expense simplifica a gestão dos gastos realizados, assim como digitalização dos comprovantes de despesas, elaboração dos relatórios e validação das solicitações de reembolsos.
 

Tags:

Tecnologia