Como reduzir despesas em empresas de manufatura e bens de consumo?

05/03/2020

Uma das dificuldades de grandes indústrias é compreender como reduzir despesas em empresas de manufatura e bens de consumo.

Esse tipo de negócio é muito comum no Brasil e segue em pleno crescimento. De acordo com dados do IBGE, apenas em fevereiro de 2019, o setor registrou um aumento de 5,3% comparado ao ano anterior. Por isso, é fundamental que as organizações adotem medidas para redução de gastos, de modo a preservá-las competitivas no mercado e proteger os seus recursos. 

Como reduzir despesas em empresas de manufatura?

Entender como reduzir despesas em empresas de manufatura e bens de consumo pode ser um desafio. Isso porque essas corporações já exigem um grande investimento para se manterem ativas. Entretanto, há algumas diretrizes bastante efetivas no momento de diminuir os gastos. Confira abaixo alguns passos essenciais. 

Análise de gastos

Independente do tipo de produto que a empresa fabrica ou qual o setor de atuação, a análise detalhada de despesas é fundamental. Por meio desse tipo de verificação, a corporação tem todas as informações importantes para uma efetiva gestão dos recursos. Além disso, é possível identificar desperdícios, eliminar processos, diminuir as atividades manuais e aumentar a produtividade, minimizando despesas. Nesse sentido, é válido elencar que qualquer tipo de ação empregada deve ser baseada nas necessidades da sua organização, mesmo quando o assunto é redução de gastos. 

Imagine, por exemplo, eliminar da operação uma ferramenta de otimização. Isso com certeza seria um desastre, não é mesmo? Por isso, adote soluções que se adequam à sua realidade.

Elaborar política de viagens corporativas

Uma dica bastante eficiente para a redução de custos é a elaboração de diretrizes para viagens corporativas. De modo geral, é fundamental que contenham uma série de normas que devem ser respeitadas e seguidas pelos colaboradores. Desde os pequenos deslocamentos entre bairros ou cidades até grandes viagens entre países, por exemplo, devem estar pautados em fluxos cuidadosamente desenhados. Essa ação permite não apenas uma organização efetiva das locomoções corporativas, mas também uma uma gestão de recursos, diminuindo erros, desperdícios e reduzindo despesas. 

Portanto, uma maneira de estruturar esse tipo de medida é pelo relatório de gastos, que padroniza os reembolsos e informações gerenciais, facilitando as aprovações. 

Empregar gestão empresarial efetiva

Elencando os tópicos anteriores, investir em uma análise de gastos efetiva e uma política de viagens completa, o gestor possui informações suficientes para tomadas de decisões mais estratégicas.

Com isso, pode-se melhorar os processos de administração empresarial, viabilizando melhorias em todos os setores. 

Invista em capacitação profissional 

Quando se perguntam como reduzir despesas em empresas, poucos gestores chegam à conclusão de que os funcionários podem ser um bom start para isso, mas são. De maneira geral, os colaboradores são os responsáveis pelas entregas de uma corporação. Portanto, caso os resultados não sejam tão contundentes como esperados, há uma queda considerável na qualidade dos produtos oferecidos. 

Por isso, é importante adotar medidas para capacitação dos colaboradores. Nesse sentido, pode-se implementar treinamentos em relação aos processos e, até mesmo, novas tecnologias. 

Adotar automatização de processos

Por fim, interligar a tecnologia às atividades do dia a dia gera resultados positivos para a organização. Na prática, pode-se automatizar diversos processos, como o financeiro, o controle de estoque e a contratação de novos colaboradores. Entretanto, um caminho eficiente para reduzir despesas é a adoção de uma plataforma para gestão de viagens, que garante a administração completa dos deslocamentos da organização. 

Conheça o SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense é um sistema para gestão de viagens. Por meio do software, é possível controlar todas as locomoções de uma empresa, planejando o percurso end to end. O SAP Concur Expense viabiliza a produção rápida do relatório de gastos, recebimentos e autorizações de notas, visualizações dos reembolsos e o melhores controles dos cartões corporativos.

Entre agora mesmo em contato e entenda como reduzir despesas em empresas por meio de uma plataforma inovadora.