11/11/2020
Webinar como fazer? Essa dúvida se mostrou bem comum nos últimos meses, a partir da aceleração da transformação digital, em que as organizações tiveram que se adaptar e investir em soluções online para a continuidade de suas operações. E o webinar foi uma das estratégias de marketing mais utilizadas recentemente, por se tratar de uma espécie de seminário online com muita interação para criar autoridade e engajar os participantes. Além disso, é um dos materiais ricos com melhor conversão para atrair leads e concretizar vendas.
Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Video Viewers, o consumo de vídeo online cresceu 165% no Brasil nos últimos 5 anos.
Por isso, preparamos esse conteúdo sobre webinar como fazer. Boa leitura!
O primeiro passo para um webinar de sucesso e que traga o resultado esperado por sua companhia é estruturar o planejamento a partir da definição do tema, dia e horário do evento. Para isso, existem dois caminhos. Caso a sua empresa ainda não tenha uma base forte de emails e tem o objetivo de gerar leads, o conteúdo do webinar deverá ser mais amplo.
No entanto, se a sua organização já tem uma base sólida de contatos e pretende qualificar esses leads, um tema segmentado com conteúdo avançado talvez seja a opção mais assertiva.
Quanto ao dia e horário, é importante estudar um período em que o evento não concorra com outro de maior relevância que possa impactar negativamente a sua audiência.
Quando se pensa em webinar como fazer, também é importante que a divulgação seja bem estruturada para obter a participação do público com o perfil do negócio da sua empresa. Por isso, é importante estruturar a divulgação em algumas vertentes:
Criar uma landing page do webinar
Enviar um email promocional para sua base de leads
Divulgar o evento nas mídias sociais
Inserir call-to-action no site (banners e chamadas nos artigos)
Anúncios em mídias pagas (caso a sua empresa tenha verba)
Tempo de duração
Antes de preparar o roteiro do webinar, deve-se levar em consideração que o tempo médio de visualização de um evento como esse é de 61 minutos, 1 hora aproximadamente. Por isso, é interessante preparar o conteúdo para uns 45 minutos e o restante para responder dúvidas dos participantes.
A partir do tempo de duração em mente, é hora de preparar o roteiro para guiar o apresentador durante a transmissão. O roteiro serve como espécie de um guia para o palestrante seguir durante o evento. Também é importante pensar na utilização de recursos visuais para ilustrar e melhorar o entendimento do público, principalmente em casos de conteúdos mais avançados.
Assim, pode ser criado slide com tópicos, imagens e gráficos que garantam leveza ao evento, ilustrem o tema abordado e facilitem a compreensão do público.
Chegou o momento tão aguardado, a hora do evento. Para isso, é importante seguir alguns passos para que o webinar tenha o sucesso esperado. Confira:
Teste a internet horas antes do início do evento
Envie email para os cadastrados com o link do webinar
Inicie o evento na hora marcada
Siga o roteiro
Interaja com os participantes
Agradeça aos espectadores
Responda às perguntas finais
Por fim, ainda quando se pensa em webinar como fazer, uma maneira de continuar colhendo os frutos deste material é disponibilizar o vídeo da gravação por meio de plataformas como o YouTube. Apesar da escolha do dia e horário perfeitos, o evento pode coincidir com algum outro compromisso importante para alguns dos participantes de interesse da sua organização.
Por isso, a partir da disponibilização da gravação, além de continuar reforçando a autoridade da sua empresa sobre o tema, o conteúdo ainda gera tráfego para o site, blog e outras páginas escolhidas pela sua organização.
Agora que as principais dúvidas sobre webinar como fazer foram esclarecidas, é importante conhecer modelos de sucesso. Neste caso, a SAP Concur realiza neste ano uma série de webinars para promover uma experiência ímpar aos seus colaboradores e demais participantes para que tivessem momentos de descontração e leveza em meio às incertezas dos últimos meses.
Clique aqui para assistir aos nossos últimos eventos e inscrever-se para os próximos webinars!
A SAP Concur é uma organização que trabalha com inovação e tecnologia para garantir a melhor plataforma de gestão de despesas e viagens corporativas para melhorar a administração financeira e a experiência do colaborador de maneira eficiente, agradável e com premissas de sustentabilidade para sua empresa. Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como o SAP Concur Travel Expense pode auxiliar sua empresa a reduzir os custos corporativos em até 8%!