Webinar como fazer: conheça 6 etapas para gerar ótimos resultados

11/11/2020

Webinar como fazer? Essa dúvida se mostrou bem comum nos últimos meses, a partir da aceleração da transformação digital, em que as organizações tiveram que se adaptar e investir em soluções online para a continuidade de suas operações. E o webinar foi uma das estratégias de marketing mais utilizadas recentemente, por se tratar de uma espécie de seminário online com muita interação para criar autoridade e engajar os participantes. Além disso, é um dos materiais ricos com melhor conversão para atrair leads e concretizar vendas.

Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Video Viewers, o consumo de vídeo online cresceu 165% no Brasil nos últimos 5 anos.

Por isso, preparamos esse conteúdo sobre webinar como fazer. Boa leitura!

Webinar como fazer: 6 práticas de sucesso

Estruture o planejamento

O primeiro passo para um webinar de sucesso e que traga o resultado esperado por sua companhia é estruturar o planejamento a partir da definição do tema, dia e horário do evento. Para isso, existem dois caminhos. Caso a sua empresa ainda não tenha uma base forte de emails e tem o objetivo de gerar leads, o conteúdo do webinar deverá ser mais amplo.

No entanto, se a sua organização já tem uma base sólida de contatos e pretende qualificar esses leads, um tema segmentado com conteúdo avançado talvez seja a opção mais assertiva.

Quanto ao dia e horário, é importante estudar um período em que o evento não concorra com outro de maior relevância que possa impactar negativamente a sua audiência.

Divulgação

Quando se pensa em webinar como fazer, também é importante que a divulgação seja bem estruturada para obter a participação do público com o perfil do negócio da sua empresa. Por isso, é importante estruturar a divulgação em algumas vertentes:

  • Criar uma landing page do webinar

  • Enviar um email promocional para sua base de leads

  • Divulgar o evento nas mídias sociais

  • Inserir call-to-action no site (banners e chamadas nos artigos)

  • Anúncios em mídias pagas (caso a sua empresa tenha verba)

Tempo de duração

Antes de preparar o roteiro do webinar, deve-se levar em consideração que o tempo médio de visualização de um evento como esse é de 61 minutos, 1 hora aproximadamente. Por isso, é interessante preparar o conteúdo para uns 45 minutos e o restante para responder dúvidas dos participantes.

Roteiro

A partir do tempo de duração em mente, é hora de preparar o roteiro para guiar o apresentador durante a transmissão. O roteiro serve como espécie de um guia para o palestrante seguir durante o evento. Também é importante pensar na utilização de recursos visuais para ilustrar e melhorar o entendimento do público, principalmente em casos de conteúdos mais avançados.

Assim, pode ser criado slide com tópicos, imagens e gráficos que garantam leveza ao evento, ilustrem o tema abordado e facilitem a compreensão do público.

Hora do show!

Chegou o momento tão aguardado, a hora do evento. Para isso, é importante seguir alguns passos para que o webinar tenha o sucesso esperado. Confira:

  • Teste a internet horas antes do início do evento

  • Envie email para os cadastrados com o link do webinar

  • Inicie o evento na hora marcada

  • Siga o roteiro

  • Interaja com os participantes

  • Agradeça aos espectadores 

  • Responda às perguntas finais

Disponibilize a gravação

Por fim, ainda quando se pensa em webinar como fazer, uma maneira de continuar colhendo os frutos deste material é disponibilizar o vídeo da gravação por meio de plataformas como o YouTube. Apesar da escolha do dia e horário perfeitos, o evento pode coincidir com algum outro compromisso importante para alguns dos participantes de interesse da sua organização.

Por isso, a partir da disponibilização da gravação, além de continuar reforçando a autoridade da sua empresa sobre o tema, o conteúdo ainda gera tráfego para o site, blog e outras páginas escolhidas pela sua organização.

Conheça os webinars da SAP Concur

Agora que as principais dúvidas sobre webinar como fazer foram esclarecidas, é importante conhecer modelos de sucesso. Neste caso, a SAP Concur realiza neste ano uma série de webinars para promover uma experiência ímpar aos seus colaboradores e demais participantes para que tivessem momentos de descontração e leveza em meio às incertezas dos últimos meses.

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Tecnologia