Como o ciclo PDCA pode ajudar a evoluir a gestão financeira e orçamentária

SAP Concur Team |

Com as constantes mudanças e inovações no mercado, cada vez mais os gestores têm buscado maneiras de implementar uma gestão financeira e orçamentária eficiente. Na prática, essa área é responsável por controlar todos os recursos de uma instituição e, quando bem administrada, é capaz de gerar bons resultados e equilibrar os fluxos organizacionais. Dentre as principais metodologias utilizadas, encontra-se o ciclo PDCA. Por sua vez, esse processo é usado para padronizar projetos por meio de quatro fases que se repetem, auxiliando a potencializar a confiança e exatidão dos processos. Essas quatro etapas são definidas na própria sigla em inglês do PDCA: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Action (Agir). De modo geral, cada aspecto do ciclo PDCA aplicado à gestão financeira e orçamentária é estimulado por meio de outras subtarefas. 

Nesse sentido, o período de planejamento é caracterizado pela definição de metas, sejam elas a curto ou longo prazo (como objetivos de faturamento mensal ou, ainda, aumento das receitas em um ano). A execução, nesse mesmo cenário, é aplicada através de treinamentos internos, adoção de novas tecnologias e coletas de dados que serão utilizados para metrificar a ação na próxima fase (checar).

Leia também: Como o sistema de controle de despesas facilita o planejamento financeiro?

A análise dos indicadores visa relacionar os resultados obtidos com as metas estipuladas, traçando paralelos entre o alcance e as deficiências.  Por fim, a ação é pautada em observar os cenários, implementar mudanças necessárias, corrigir processos e avaliar os riscos, para então encorajar o ciclo a retornar à primeira fase.

É importante ressaltar que o ciclo apenas será eficiente com uma verdadeira divisão de tarefas, definição de responsáveis e engajamento de toda a equipe

Quais os benefícios do PDCA para a gestão financeira e orçamentária de uma empresa?

O ciclo PDCA fornece uma série de vantagens para a gestão financeira e orçamentária de uma empresa o principal deles é a evolução contínua dos processos internos. Por meio dessa metodologia é possível avaliar constantemente os fluxos operacionais, implementar melhorias, inovações, otimizações e potencializar os resultados gerados. Com isso, pode-se aumentar a eficiência interna e a qualidade da prestação de serviços ou da própria produção, contribuindo para agilidade e produtividade.

Por fim, esse controle viabiliza uma redução de custos efetiva e inteligente em diversas áreas da empresa, maximizando os investimentos e aplicações, especialmente quando desenvolvido com o auxílio de tecnologias.

Conheça o SAP Consur Expense

O SAP Concur Expense consiste em um sistema de gestão financeira e orçamentária que possibilita o acompanhamento de despesas em tempo real. A plataforma emite relatórios completos que embasam tomadas de decisões estratégicas e benéficas. Com isso, o SAP Concur Expense proporciona à sua organização análise total da atual situação tanto da empresa quanto do mercado, projeção de diferentes cenários, planejamentos e o controle de resultados.

Além disso, o software fornece toda a mobilidade por se adequar às políticas internas da corporação e pode ser atualizado por diferentes profissionais. Como também possui um design responsivo, garantindo o acesso por qualquer dispositivo conectado à internet.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o total suporte da nossa equipe.