5 erros para calcular custo de viagem corporativa

19/05/2022
 
O processo de calcular custo de viagem corporativa é um dos que mais geram dúvidas e, até mesmo, desafios para as empresas, isso porque é recheado de detalhes e pequenos fluxos que, caso não sejam bem aplicados, podem causar prejuízos.
 
Nesse cenário, muitas organizações não conseguem alcançar um gerenciamento de gastos eficiente, justamente, por conta de erros internos, que prejudicam todo o fluxo de aprovação, atrasam os pagamentos e resultam em gargalos.
 
Para te ajudar a descobrir quais são as principais falhas e como evitá-las, elaboramos este conteúdo completo.

 

5 erros para calcular custo de viagem corporativa

 
Confira abaixo alguns dos principais erros cometidos pelas empresas ao calcular custo de viagem corporativa:
 
  1. Ausência de um planejamento: o planejamento sempre será a “alma” do seu negócio, sem processos bem definidos não é possível organizar a sua operação e, muito menos, estimar gastos. Quando falamos de viagem corporativa, precisamos ter em mente que esse planejamento deve ser feito com antecedência, apoiando qualquer tipo de mudança necessária e minimizando riscos de gargalos;
  2. Falta de padronização: outro erro bastante comum é a ausência de padronização na equipe. Sem um fluxo muito bem definido de processos, erros, perdas de dados e, até mesmo, tentativas de fraudes se tornam mais fáceis. Além disso, é preciso garantir que todos os colaboradores preencham os relatórios a partir de um modelo pré-definido, de modo a simplificar as auditorias e acelerar os reembolsos;
  3. Ausência de análise de relatórios detalhados: a análise de relatórios e o acompanhamento de indicadores estratégicos promovem uma visão holística da operação, viabilizando a identificação de oportunidades de otimização ou fraudes corporativas;
  4. Não considerar possíveis despesas extras: ao realizar o planejamento e calcular custo de viagem corporativa, é fundamental considerar as despesas extras, isso porque o colaborador pode ter imprevistos e a sua empresa precisa estar preparada para prestar todo o suporte necessário;
  5. Gestão manual: por fim, a gestão manual é um dos principais erros cometidos por empresas ao calcular custo de viagem corporativa, isso porque essas ferramentas não promovem a flexibilidade e segurança que o seu negócio precisa. Nesse cenário, o ideal é optar por plataformas tecnológicas completas e robustas, que otimizem todo o fluxo de planejamento e otimização desse gerenciamento.

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de gestão de despesas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais.
 
Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.
 
Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!